Mais de 100mm> Chuva em Ipueiras deixou casas alagadas e derrubou muro em construção

Muro em construção caiu após chuva de mais de 100mm na cidade de Ipueiras. Fotos de Dênis Paiva

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 54 municípios cearenses na noite desta terça-feira, 10, e madrugada desta quarta-feira, 12. A maior precipitação ocorreu na cidade de Ipueiras, na região da Ibiapaba (101mm).

Em Ipueiras, a chuva começou por volta das 20 horas e se estendeu por toda a noite, deixando casas alagadas e derrubando parte de um muro de cerca de 50 metros de comprimento de um posto de gasolina que está em construção na Vila Jorge, na saída para a localidade de Matriz, na Serra da Ibipaba.

De acordo com o radialista, Dênis Paiva, da Rádio Vox FM, veio uma pancada de chuva em uma hora. “A chuva veio grossa, por volta das oito horas da noite e permaneceu por uma hora, mas depois ficou fina por toda a noite”, contou. “Na casa do meu irmão, na localidade de Mirador, a água entrou pela porta da frente e saiu pelos fundos, na cozinha por causa da construção incompleta de um calçamento”.

O radialista disse que a água também entrou em outras casas da cidade. “Os moradores depois da chuva retiraram a água, ainda na noite de ontem”, explicou. A dona de casa, Lúcia Gomes, contou que a água veio rápido e subiu na calçada e entrou na sala. “A chuva foi grossa durante uma hora, veio de uma vez, e entrou em algumas casas”, disse. “A gente ficou até às 10 horas da noite escorrendo, limpando o piso”.

Chuva de 120mm

O funcionário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipueiras, José Nilton Silva, disse que o pluviômetro do sindicato registrou 120mm. Há registro também de 116mm em um pluviômetro particular na residência do secretário de Transportes do município, Clairton Catunda. Na localidade de Mirador foram anotados 90mm e na localidade de Matriz, no alto da Serra da Ibiapaba, 67mm.

Não há registro de queda de árvores e nem de outros danos materiais em Ipueiras.

Chuvas na cidade de Ipueiras, segundo levantamento de Edilson Sales:

Sindicato Trabalhadores Rurais: 120mm; Estação, 115mm; Cidade Satélite, 112mm; Carnaúbas, 112mm; Mirador, 90mm; Arraial, 74mm; Matriz, 67mm; Agrovila, 66mm; América, 64mm; Nova Fátima, 45mm; Livramento, 35mm; São José, 30mm.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 101.0 mm

Ipueiras (Posto: Matriz) : 67.0 mm

Ipueiras (Posto: America) : 64.2 mm

Quixeré (Posto: Lagoinha) : 28.8 mm

Ararendá (Posto: Santo Antonio) : 28.0 mm

Catunda (Posto: Catunda) : 27.0 mm

Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 22.0 mm

Ararendá (Posto: Ararenda) : 21.4 mm

Morada Nova (Posto: Lagoa Da Serra) : 20.6 mm

Quixeré (Posto: Quixere) : 20.2 mm

Por Honório Barbosa

Fonte: Funceme